CESPROM

Programa de Formação Humana e Profissional para o Trabalho e Geração de Renda é um serviço de proteção social básica desenvolvido pelas Irmãs Missionárias Scalabrinianas em unidades denominadas CESPROM (Centros Scalabrinianos de Promoção do Migrante). Cada uma dessas unidades trabalha para o aprimoramento e implementação da formação humana por meio de cursos básicos profissionalizantes em áreas que favoreçam a colocação em mercado de trabalho ou trabalho auto-empreendido. Os CESPROM estão localizados em áreas periféricas onde se situam população de baixa renda e ou desempregados. Dentre estas, famílias e pessoas migrantes, em situação de saída ou de chegada. 


Entre os desafios para o futuro estão a criação de uma unidade móvel do CESPROM, acompanhamento posterior a entrada do migrante no mercado de trabalho, avaliação e monitoramento dos serviços prestados.

Objetivo dos CESPROM:
 

Promover a formação humana e profissional, para o emprego e geração de renda, de jovens e adultos, identificando e priorizando entre eles, o atendimento das necessidades dos migrantes em situação de vulnerabilidade.

 
Princípios do Ensino Profissional Básico nos CESPROM:

·
Nas comunidades onde atuam o CESPROM existem pessoas em situação de migração que apresentam histórias de vida, necessidades, expectativas e interesses diferentes. Elas devem ser identificadas e incluídas no planejamento do ensino profissional.
·
Os jovens e adultos possuem experiências de vida, expectativas e sonhos pessoais a serem reconhecidos e valorizados na formulação de um projeto de desenvolvimento profissional.
·
Os jovens e adultos são criativos e protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem e de decisões quanto ao desenvolvimento profissional.
·
Os currículos integram habilitação profissional, formação humana, valores éticos, compreensão do mundo, mudanças na sociedade e no trabalho, desenvolvimento de competências pessoais e de sociabilidade.
·
Os cursos básicos profissionalizantes têm como foco atender as necessidades e potenciais do beneficiário, considerando as condições - existentes e a serem criadas para sua colocação no trabalho durante e após a formação.
·
O trabalho pedagógico é também trabalho social, que visa o desenvolvimento das condições de sobrevivência, da autonomia, de vínculos sociais, de leitura crítica da realidade e de participação.

 
Com base nestes princípios foram elaboradas as diretrizes gerais de atuação que deverão alinhar as práticas locais dos CESPROM:
 
Diretrizes de atuação:

· Planejar cursos de Educação Profissional Básica, baseando-se nas demandas locais.
· Estabelecer parcerias institucionais.
·
Elaborar e atualizar os currículos de maneira que integrem conteúdos e metodologias para formação humana, educação profissional e acompanhamento para colocação no mercado de trabalho.
·
Selecionar, constituir e capacitar a equipe técnica.
·
Elaborar diretrizes para avaliação do ensino.
·
Implantar sistemas de avaliação.



Trump apresenta plano que usa 800 mil imigrantes como moeda de troca para muro com o México

Outras medidas de segurança foram pedidas ao Congresso para manutenção dos direitos dos 'dreamers'






Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco