Noviciado

Destinatárias são as postulantes que alcançaram suficiente clareza de que Deus as chama a uma vida de especial consagração entre as Irmãs MSCS e que são consideradas idôneas por terem comprovado querer empenhar-se segundo o projeto de vida do Instituto.

 

O noviciado é o período de iniciação à vida religiosa consagrada no Instituto como Irmã mscs. Ajuda à noviça tomar melhor consciência da vocação divina do Instituto, a experimentar o estilo de vida próprio e a formar a mente e coração segundo o espírito do mesmo Instituto. Contemporaneamente permite ao Instituto verificar a idoneidade e intenções da noviça.

 

São finalidades do noviciado:

 

• possibilitar à noviça um mais profundo conhecimento da vocação e experiência do estilo de vida próprio do Instituto por meio de significativa experiência de Deus, da vida comunitária e da participação na missão, para que possa optar pelo seguimento de Jesus Cristo e assumi-lo com liberdade, mediante a profissão dos votos temporários como Irmã mscs.

 

• permitir ao Instituto de avaliar, com a jovem, a autenticidade da sua vocação e de ter suficiente garantia acerca das qualidades e da maturidade com que ela pode assumir o compromisso da vida de Irmã mscs.

 

A duração do noviciado é de dois anos, com a possibilidade de prorrogação por mais seis meses. Os primeiros doze meses e os últimos dois que precedem a profissão religiosa, são transcorridos na casa do noviciado.

Nos primeiros doze meses são desenvolvidas as atividades formativas próprias, na casa do noviciado. Nos outros doze meses podem ser programados estágios formativos em comunidades da Província.

 

Os conteúdos formativos inerentes à identidade carismática, à vida e missão do Instituto, são desenvolvidos pela Mestra, por Irmãs do Instituto e por outras pessoas competentes. Os demais conteúdos podem ser desenvolvidos em colaboração com várias instituições.




Rohingyas em Bangladesh: "As pessoas mal conseguem sobreviver"

"Quase 600 mil Rohingya procuraram refúgio em Bangladesh nos últimos dois meses. Os números não mostram sinais de desaceleração..."






Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco