Destinatárias são as postulantes que alcançaram suficiente clareza de que Deus as chama a uma vida de especial consagração entre as Irmãs MSCS e que são consideradas idôneas por terem comprovado querer empenhar-se segundo o projeto de vida do Instituto.
O noviciado é o período de iniciação à vida religiosa consagrada no Instituto como Irmã mscs. Ajuda à noviça tomar melhor consciência da vocação divina do Instituto, a experimentar o estilo de vida próprio e a formar a mente e coração segundo o espírito do mesmo Instituto. Contemporaneamente permite ao Instituto verificar a idoneidade e intenções da noviça.
São finalidades do noviciado:
• possibilitar à noviça um mais profundo conhecimento da vocação e experiência do estilo de vida próprio do Instituto por meio de significativa experiência de Deus, da vida comunitária e da participação na missão, para que possa optar pelo seguimento de Jesus Cristo e assumi-lo com liberdade, mediante a profissão dos votos temporários como Irmã mscs.
• permitir ao Instituto de avaliar, com a jovem, a autenticidade da sua vocação e de ter suficiente garantia acerca das qualidades e da maturidade com que ela pode assumir o compromisso da vida de Irmã mscs.
A duração do noviciado é de dois anos, com a possibilidade de prorrogação por mais seis meses. Os primeiros doze meses e os últimos dois que precedem a profissão religiosa, são transcorridos na casa do noviciado.
Nos primeiros doze meses são desenvolvidas as atividades formativas próprias, na casa do noviciado. Nos outros doze meses podem ser programados estágios formativos em comunidades da Província.
Os conteúdos formativos inerentes à identidade carismática, à vida e missão do Instituto, são desenvolvidos pela Mestra, por Irmãs do Instituto e por outras pessoas competentes. Os demais conteúdos podem ser desenvolvidos em colaboração com várias instituições.
.jpg)