Pastoral Vocacional

A pastoral vocacional  é serviço prestado a toda pessoa, a fim de que possa descobrir o caminho para a realização de um projeto de vida, como Deus quer e segundo a necessidade da Igreja e do mundo”. Parte de uma ideia ampla de vocação e dirige o apelo a todas as pessoas, de qualquer idade, para depois se especificar de acordo com o chamado de cada um.

Logo, os destinatários da pastoral vocacional são todas as pessoas chamadas às diversas vocações na Igreja, de modo especial às jovens que por sensibilidade, abertura, amor aos valores cristãos e ao carisma Scalabriniano, aceitam empreender um caminho de aprofundamento do sentido do grande mistério da existência humana e cristã, de conhecimento da vida religiosa e do nosso carisma na Igreja.


Efetivamos a animação vocacional no próprio apostolado, comprometendo-nos com o cultivo das diversas vocações na Igreja e com as novas vocações missionárias Scalabrinianas, inserindo-nos no plano pastoral da Igreja local, do Instituto e Província, através das seguintes etapas:

 

Despertar o dom através do anúncio corajoso da boa semente do Evangelho, da Páscoa do Senhor, da fé e por fim do seguimento de Jesus. Acompanhar, indicando a presença de Jesus em pessoa na vida da pessoa chamada. Educar a pessoa vocacionada ao longo do caminho do acompanhamento, a tirar de dentro de si a sua verdade, ao conhecimento de si com suas fragilidades e possibilidades existenciais, a fim de construir seu verdadeiro eu e favorecer a resposta vocacional livre. Formar, propondo à vocacionada uma forma, um modo de ser no qual ela mesma reconhece a sua vocação. Discernir, após uma caminhada vocacional em que houve a formação necessária para um aprofundamento da própria vocação, a pessoa acompanhada precisa fazer uma escolha efetiva, ajudada pelo processo de discernimento. Este não cessa no tempo da orientação vocacional, mas continua depois até a maturação de uma decisão para toda a vida.

 




Trump apresenta plano que usa 800 mil imigrantes como moeda de troca para muro com o México

Outras medidas de segurança foram pedidas ao Congresso para manutenção dos direitos dos 'dreamers'






Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco