Scalabrinianas realizam Conferência sobre modos de vida e sobrevivência de migrantes nas fronteiras




POR ROSINHA MARTINS

DE SÃO PAULO - SP

Cerca de 15 missionárias Scalabrinianas, dois sacerdotes scalabrinianos, religiosos e religiosas, leigos e agentes pastorais se encontram reunidos cidade de Johannesburgo, África do Sul desde o último dia 4 até o próximo dia 6, para refletir sobre migrações, fronteiras e modos de sobrevivência.

A Conferência, - que é uma organização do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios, das Scalabrinianas (CSEM), cuja sede se encontra em Brasília – Brasil, - tem por objetivo, segundo informações do Órgão, apresentar os resultados das pesquisas realizadas pelo CSEM junto a migrantes, refugiados e pessoas diretamente envolvidas na assistência a esta população em três regiões de fronteira: Angola/República Democrática do Congo; Moçambique/ África do Sul, México/Estados Unidos e em 3 Dioceses da Itália.

“O objetivo principal das três primeiras pesquisas é estudar os modos de reconstrução de vida e sobrevivência dos migrantes em áreas fronteiriças. A quarta pesquisa, realizada na Itália, estudou a relação entre os migrantes e a Igreja, ou seja, como estes se sentem com e na Igreja que acolhe”, afirma a diretora do Centro de Estudos, Irmã Marlene Wildner.

Ainda, segundo Wildner, além do estudo dos resultados deste projeto, os participantes refletem sobre novas ferramentas e estratégias de trabalho com migrantes e refugiados sobretudo nas fronteiras.

A África foi escolhida como anfitriã pelo fato de duas das pesquisas terem sido realizadas no continente.





Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco