"Que é o homem?" O Documento da Pontifícia Comissão Bíblica

 

 

De acordo com o título do novo Documento da Pontifícia Comissão Bíblica (“Que é o homem?” (Sal 8,5). Um itinerário de antropologia bíblica) duas linhas contribuem para definir o projeto e a configuração do texto.

 

A primeira pauta é a da interrogação (“Que é o homem?”). Com efeito, a Igreja coloca-se sempre na escuta, escuta de Deus e escuta da história, precisamente para servir a humanidade nas contingências das suas constantes mudanças (Gaudium et Spes, § 1-10).  O Papa Francisco ao perceber algumas problemáticas atuais necessitadas de esclarecimento e de sentido, pediu à Comissão Bíblica para que estudasse, durante cinco anos, o tema da antropologia bíblica, para assim poder oferecer à Igreja e ao mundo uma mensagem de luz e de esperança, fruto de uma exegese atualizada da Bíblia.

 

A atitude investigativa por parte do intérprete das Sagradas Escrituras é também solicitada pela própria Palavra de Deus que chama a pesquisar com constante empenho o mistério do ser humano, porque é nele que o Criador incluiu a sua maior riqueza. De fato, a experiência do homem é ao mesmo tempo uma história de aliança com Deus, e é compreendendo o que é o homem que se recebe a obra divina. Portanto, o mandato do Papa não se limitava a fornecer uma resposta bíblica a algumas questões antrológicas específicas, mas exigia a apresentação de uma visão global da Escritura com relação à pessoa humana, na sua dignidade, nas suas relações e no seu destino, de modo que neste marco global também as questões individuais pudessem encontrar seu lugar adequado.

 

A segunda pauta seguida pelo Documento é de ordem metodológica (“Um itinerário de antropologia bíblica”). Em obediência à palavra de Deus que exige ser considerada na sua totalidade, o documento não extrai citações ou textos isolados, citando-os como “prova escritural” de um discurso pré-fixado, mas assume a tarefa de expor todo o percurso comunicativo da Bíblia. Com efeito, começa com uma análise detalhada dos textos fundadores, que narram a origem do ser humano, e, para cada uma das diferentes temáticas que aqui se anunciam de maneira programática. Repropõe-se o que é atestado pela Torá, pelos profetas e pelas tradições sapienciais de Israel (sem esquecer o Saltério) até chegar ao cumprimento da Revelação nos Evangelhos e nas cartas dos Apóstolos. Somente assim se faz a verdadeira obra de Teologia Bíblica, respeitando os gêneros literários da Escritura e assumindo com rigor a sua expressividade simbólica e narrativa.

 

O homem segundo a Bíblia, um estudo dos teólogos do Papa

Concretamente depois de uma Introdução que expõe alguns princípios hermenêuticos fundamentais de obediência à Palavra de Deus (§§ 1-13), o Documento se divide em quatro capítulos, ditados pela exploração narrativa do Gênesis 2-3. No primeiro capítulo (§§ 14-68), o homem é visto na sua realidade de criatura de Deus, por um lado, feito de “pó”, portanto sujeito à transitoriedade, e de outro, dotado do “sopro” divino e por isso chamado a um destino de imortalidade.

 

O segundo capítulo (§§ 69-149) ilustra a condição do homem no jardim, isto é na terra, aqui se discute os aspectos da alimentação, do trabalho e da relação com os demais seres vivos, como os dons divinos, que ao mesmo tempo determinam o compromisso responsável da criatura humana para aderir ao projeto divino.

 

O terceiro capítulo (§§ 150-265) tem como tema a família humana: tem o seu núcleo na relação conjugal, da qual promanam os laços de amor entre os pais e filhos e entre os irmãos. Nesta sessão central do Documento se tratam muitas questões de grande atualidade, como o valor da sexualidade e as suas formas algumas vezes imperfeitas ou incorretas, a constituição da sociedade segundo o modelo da família, a ética da fraternidade em oposição à violência. O quarto capítulo (§§ 266-346) tem como tema a história do homem, que transgride o mandato de Deus e se salva pela intervenção misericordiosa do Senhor, para que a história do homem seja verdadeiramente uma “história de salvação”.

 

Uma apresentação tão breve do Documento evidentemente não é capaz de mostrar a exatidão das análises textuais, a pertinência das considerações interpretativas, a qualidade e profundidade da sínteses teológicas. Alguns buscarão aqui ou lá algumas frases, para confirmar sua forma de pensar ou, pelo contrário, utilizarão citações isoladas para causar polêmicas; outros se contentarão em folhear algumas páginas, lamentando-se da extensão do produto. Porém, esperamos que tenham os que adotarão o Documento como objeto de estudo, convertendo-o em um ponto de referência habitual para suas reflexões de ordem antropológica. Como foi indicado pelo cardeal Luis Ladaria, na Apresentação do Documento, a intenção do texto é de fato “fazer perceber a beleza e também a complexidade da divina Revelação sobre o homem”.

 

A beleza induz a apreciar a obra de Deus, e a complexidade convida a assumir um humilde e constante trabalho de pesquisa, de aprofundamento e de comunicação. Aos professores das Faculdades de Teologia, mas também aos catequistas e aos estudantes de matérias sacras é oferecido um subsídio, para favorecer uma visão global do projeto divino que começou com o ato da criação e se realiza no decorrer do tempo, até seu cumprimento em Cristo, o homem novo, que constitui “a chave, o centro e a meta de toda a história humana (Gaudium et Spes, § 10)”.

 

De fato, a Bíblia não é uma definição unívoca da essência humana do homem, mas antes, uma consideração articulada do seu ser como sujeito de múltiplas relações; por outro lado é na história que se manifesta o quanto o projeto divino aspire a sua plenitude. “Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos!” (1 Jo 3,1). Não apenas criatura, não apenas seres inteligentes e livres, não apenas filhos do homem, mas também filhos do Altíssimo, semelhantes a Ele, com uma semelhança difícil de compreender e de formular, porém que se revelará plenamente no cumprimento da existência” (§ 349), quando a figura deixará o lugar à realidade e veremos Deus frente a frente (1 Cor 13,12). O Documento da Pontifícia Comissão Bíblica ajuda a empreender este audacioso caminho de inteligência e de bem-aventurança.





Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco