SCALABRINIANAS. Cultura vocacional e relações humanizadas é tema de formação permanente



 

POR ROSINHA MARTINS
DE JUNDIAÍ – SP

Cultura vocacional e relações humanizadas. Este foi o tema aprofundado pelas Scalabrinianas da Província Maria, Mãe dos Migrantes, de 4 a 8 de julho próximo passado, no Instituto São carlos, em jundiaí-SP.

Sobre a cultura vocacional, o assessor, Irmão marista, Márcio Henrique da Costa, salientou que, além de ser um desafio para os animadores vocacionais para ajudarem os jovens, em primeiro lugar a organizarem um projeto de vida, ajudando-os a um futuro discernimento vocacional, o tema é, na Igreja, uma ação evangelizadora que provoca a vida consagrada a aprender a lidar com a nova ambiência, onde os jovens se encontram mais diretamente nos dias atuais, que são as redes sociais, as novas tecnologias de comunicação. Assista:




 Irmã Ana Maria da Silva atua há muitos anos com a catequese adolescente-juvenil. Ela ressaltou a importância da atuação das religiosas nesta faixa etária. “Todas nós somos responsáveis por esta questão vocacional. Saber ouvir os jovens, estar com eles, é fundamental. Nem todas nós trabalhamos com juventude, mas sempre se encontra algum jovem no caminho, seja na paróquia ou seu local de missão. Independente de qual vocação seguirá ou não é importante falar de Jesus para eles, e isso é animação, cultura vocacional”, disse.

Relações humanizadas

Irmã Elizabete Alves atua no Centro Scalabriniano de Promoção do Migrante, em Vicente de Carvalho – SP. Para ela o encontro foi um momento de renovação. “Teria me arrependido se não tivesse vindo. Me sinto renovada, parte da Província Maria, Mãe dos Migrantes.  A metodologia, as dinâmicas foram muito boas nos ajudando neste processo de renovação”, afirmou.

 

“Ao trabalharmos o tema da identidade, me dei conta que não sou filha somente de Teotônia e Geral do Lemos, eu sou irmã Erta, filha de Scalabrini, Marchetti e Assunta. E o símbolo que escolhi para representar isso foi a árvore, cuja raiz é o mundo da mobilidade humana, pois é daí que surgimos, foi olhando este mundo que Scalabrini intuiu, foi olhando este mundo que padre José Marchetti aderiu ao carisma de Scalabrini e foi pensando este mundo que a bem-aventurada Assunta Marchetti disse sim pelos mais pequeninos, mais lascados da migração’, relatou Irmã Erta Lemos, missonária scalabriniana que reside em Jundiaí.

Irmã Erta acrescentou, ainda, que “a 'copa da árvore' somos todos que seguimos o caminho feito por eles e os frutos são os serviços que prestamos aos migrantes e refugiados. O maior fruto dessa árvore é a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo. Esta é uma identidade amalgamada à vocação, ação do próprio Deus”, assegura.

O tema das relações humanizadas foi assessorado pela superiora provincial da Província Maria, Mãe dos Migrantes, Irmã Maria Lélis da Silva.  De acordo com Irmã Lélis é necessário retomar, desde as origens, as relações humanizantes e humanizadas vividas, a ternura que Deus tem por cada uma, o carinho e a ternura dos pais, o que será um elemento facilitador para relações humanizadas e valorização do outro, hoje.  “E isso só é possível  na medida que eu valorizo meu passado, a minha auto-estima, aqueles que ajudaram a construir a minha vida, que tomo consciência das minhas fortalezas e me disponho a conhecer e a trabalhar sobre aquelas características minhas que devem ser retomadas”, garantiu.

Veja imagens e siga as Scalabrinianas:
Facebook

Youtube
padlet
Instagram

 





Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco