Semana do Migrante fortalece serviço de acolhida no Ceará








POR ROSINHA MARTINS
DE SANTO ANDRÉ - SP


Durante a Semana do Migrante, realizada pela Igreja do Brasil, de 15 a 23 de junho, a cidade de Fortaleza teve a oportunidade de intensificar os serviços de acolhida às pessoas em situação de migração e refúgio. 

Com o tema Migraçoes e Políticas Públicas a Semana oportunizou a Pastoral dos Migrantes, missionárias scalabrinianas, jovens voluntários do Serviço Jesuíta e Frades Franciscanos, da diocese de Fortaleza CE, a mobilizarem cerca de 10 voluntários numa força-tarefa para acolher, proteger, promover e integrar. 


A abertura, que aconteceu na Igreja Cristo Rei foi marcada por uma espécie de arraial das culturas, com danças e comidas típicas. A atividades tiveram continuidade com uma ação de solidariedade, realizada na Igreja N.Sra das Dores, dos frades franciscanos com espaços para o atendimento a migrantes e refugiados: assistência social, jurídica, médica e odontológica; orientação de currículo e entrevista para trabalho; espaço do cuidado com várias terapias naturais. Enquanto eram feitos os atendimentos, uma equipe cuidava das crianças de colo até 12 anos e outra equipe preparava o lanche para todos. Mais de 100 migrantes foram atendidos e encaminhados a diversos serviços.



A Semana do Migrante e do Refugiado veio fortalecer as ações que já são realizadas pela Pastoral dos Migrantes e que seguirão articuladas, como REDE de atenção ao migrante, num permanente diálogo com o poder público na construção de políticas públicas para migrantes e refugiados, afirma conta a missionária scalabriniana, Irmã Idalina Pellegrini.

Para Pellegrini, foi uma Semana de Fé e Vida, vivenciada na Palavra de Deus, O estrangeiro que reside convosco será tratado como um de vossos compatriotas e tu o amarás como a ti mesmo...’ (Lv 19,34).

 





Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco