CNBB: Programa televisivo para as eleições 2018




Cidade do Vaticano


Em uma nota divulgada durante a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em abril, em Aparecida (SP), o Episcopado brasileiro expressa sua preocupação pela atual situação do país, em vista do período eleitoral, que se aproxima.

Este momento, de acordo com o texto, serve para “garantir o fortalecimento da democracia e o exercício da cidadania da população brasileira”. A nota foi o pano de fundo para um programa especial sobre as eleições 2018, que chega à tela das emissoras católicas de televisão nos próximos dias.


"Igreja no Brasil"


O programa especial “Igreja no Brasil” mostra como as eleições têm sentido particularmente importante e promissor. Constituem-se, na atual conjuntura, um passo importante para que o país reafirme a normalidade democrática, supere a crise vigente, garanta a independência e a autonomia dos três poderes constitutivos – Executivo, Legislativo e Judiciário.


A produção televisiva da assessoria de imprensa da CNBB, é baseada em relatos de Bispos e sacerdotes que buscam levar a consciência e o coração, tanto de candidatos quanto de eleitores, para além de ideologias e interesses particulares.


Abandonar os caminhos de intolerância


Um dos entrevistados do programa, o Cardeal-arcebispo de Brasília e Presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, exorta a população brasileira a abandonar os caminhos de intolerância, do desânimo e do desencanto com a política:

“ Quem quer contribuir para a construção de uma sociedade justa, fraterna, pacífica não pode recorrer à violência ou à agressividade nas suas posições ou nas suas manifestações políticas ”

O presidente da CNBB também alerta para o cuidado com as “Fake News”, notícias falsas presentes neste período eleitoral: “O Cristão deve sempre buscar a verdade, não se deixar levar por notícias falsas, por informações que muitas vezes acabam até destruindo as pessoas”.


Corrupção

A transmissão televisiva apresenta ainda relatos sobre um cenário desolador: a corrupção. Segundo o arcebispo de Salvador e vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger, este ato é um verdadeiro câncer social: “O que a gente nota é que com essa disseminação de notícias sobre a corrupção começou a nascer um descrédito do povo sobre a própria política, não só sobre os políticos, o que já é grave! E alguns grupos já começam até a pensar em um autoritarismo, num regime ditatorial, achando que com isso tudo será resolvido e a experiência e a história nos mostram que quanto maior é a força que um governo tem em pouco tempo, maior é a corrupção”.


“Eleições 2018: Compromisso e Esperança” 


Com aproximadamente 20 minutos de duração, o programa especial “Eleições 2018: Compromisso e Esperança” também revela a atuação da Igreja no Brasil na formação política dos cristãos leigos e leigas. Um exemplo da ação social da Igreja neste sentido é o Centro Nacional de Fé e Política Dom Hélder Câmara, um serviço que busca fomentar um pensamento social cristão e a formar lideranças inseridas na política no Brasil em diferentes formas e níveis, como é o caso das Escolas de Fé e Política.


“Nós – afirma o Bispo de Juína, Dom Neri José Tondello, presidente do regional Oeste 2 da CNBB, - entendemos que o Curso de Fé e Política tem esse compromisso de ajudar a fazer as pessoas a entenderem que as transformações se dão na medida em que nós participamos de maneira consciente”.


Mas, a mudança no país não pode partir somente de ações da Igreja ou de pequenas iniciativas isoladas. Com efeito, o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, diz que é preciso que os políticos tomem consciência e, mais importante ainda, que cada cidadão e cidadã acompanhe a política de perto:


“ A política é o bem comum, é o cuidado do bem comum, então nós que exercemos a nossa função cidadã, nós queremos também agir politicamente, isto é, queremos agir na justiça. Mas, especialmente aos políticos que tem como vocação a política, nós desejamos que tenham esse cuidado para termos um Brasil muito melhor, mais equilibrado, mais fraterno, mais espelho do Reino de Deus ”


O programa de TV “Igreja no Brasil” é de editoria da CNBB, com roteiro, edição e produção da equipe de assessoria de imprensa da entidade e irá ao ar, a partir do dia 15 de agosto, nas principais emissoras católicas de televisão: Rede Vida, Aparecida, Canção Nova, Evangelizar, Horizonte, Imaculada Conceição, Nazaré, Século 21. (CNBB)





Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco