Festa do Beato João Batista Scalabrini

As  Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, os Scalabrinianos e as Seculares Scalabrinianas, celebram neste dia 01 de junho a festa de seu fundador, João Batista Scalabrini.

Por ocasião desta festa a Superiora Provincial Irmã Sandra Maria Pinheiro enviou mensagem à família scalabriniana e ao povo de Deus.

Leia a íntegra.

 

A Igreja assume a causa dos migrantes, especialmente dos mais necessitados, a partir de sua opção preferencial pelos pobres. Seguindo o exemplo do Senhor, o Bem-aventurado Scalabrini, cuja festa estamos celebrando, foi um bispo que abraçou a migração, sendo sensível ao abandono de milhões de pessoas forçadas a migrar. Além de fundar a Congregação dos Missionários e das Missionárias Scalabrinianos, instituiu a Associação do Patronato São Rafael, uma sociedade leiga, com o objetivo de “dar às correntes emigratórias da Itália, um endereço seguro”. E para torná-la conhecida, Scalabrini percorreu inúmeras cidades italianas, fazendo conferências e incentivando a fundação de comitês em locais onde era mais intenso o êxodo.

 

             O Apóstolo dos migrantes, apesar de reconhecer os aspectos dolorosos da emigração, principalmente quando forçada e sem proteção, percebia nela também seus aspectos positivos como o enriquecimento recíproco dentre os diversos povos e culturas e, inclusive a propagação da fé. “A emigração é um bem porque une e aperfeiçoa as civilizações, amplia o conceito de pátria além dos confins materiais, tornando o mundo a pátria do homem”. Neste mesmo sentido, falou o Papa Francisco: “Os migrantes e os refugiados nunca chegam de mãos vazias, porque trazem uma bagagem de coragem, capacidades, energias e aspirações, para além dos tesouros das suas culturas nativas, e deste modo enriquecem a vida das nações que os acolhem”. (1º Janeiro 2018, Homilia Papa Francisco).

 

 

            Nosso Fundador sabia da importância de garantir o acolhimento, a defesa e a proteção dos emigrantes. “Posso falar de numerosos episódios que demonstram como são dolorosas as lágrimas, e como é caro o pão do pobre migrante”. “Choro a desventura dos migrantes; falta-lhes o pão espiritual que é a Palavra de Deus, e a impossibilidade de se reconciliar-se com Ele”. Compadecido pela dor e o abandono dos povos em mobilidade, propõe novas iniciativas para o acolhimento e integração de todos.  O Papa Francisco ressalta a importância de acolher, proteger, promover e integrar os migrantes e os refugiados no momento atual, afirmando: “Cada forasteiro que bate à nossa porta é ocasião de encontro pessoal com Jesus Cristo, que se identifica com o forasteiro acolhido ou rejeitado de cada época” (cf. Mt 25, 35.43). (Mensagem do Dia Mundial do Migrante, 2018, Papa Francisco).

 

Com alegria, celebremos a festa de seus 113 anos de nascimento para o céu. Rendemos graças ao Senhor, pelo testemunho de santidade e missionariedade do Bem-aventurado João Batista Scalabrini, conhecido como: “o Pai dos Migrantes”. Queremos como família Scalabriniana, renovar o amor e a devoção que nos une ao nosso querido Fundador, pedir suas bênçãos e proteção para os povos em mobilidade, pelas novas vocações e para os nossos Institutos.

 

Desejamos a todos (as) uma feliz e abençoada festa de Sc

 

 

 

Texto de Irmã Maria de Lourdes Araújo - Equipe de Espiritualidade da Província N. S. Aparecida





Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco