Fake Pope: Livro trata das falsas notícias sobre o Papa




Cidade do Vaticano

 

Já foram escritos livros e mais livros sobre as fake news. Muitos textos explicam como reconhecer e desmantelar as mentiras que proliferam na internet. Mas até agora ninguém tinha escrito um livro sobre as fake news referentes ao Papa. Como se sabe, o mundo das falsas notícias já atingiu o Santo Padre. Nas realidade os “boatos” sempre existiram, mas nunca como hoje estiveram no centro de um debate mundial. Cúmplices desta explosão são os social networks e a internet em geral que permite uma expansão sem precedentes.

 

O objetivo do livro

A ideia – explica um dos autores, Nello Scavo – nasceu alguns anos atrás depois do lançamento do livro “Os inimigos de Francisco” que investiga quais são as resistências e os obstáculos que o Papa encontra. Com este trabalho, ao invés, quisemos documentar e tentar desmentir muitos boatos sobre o Papa que circulam na internet e em outros meios de comunicação.

 

Um texto acessível a todos

O livro, como explica um dos seus autores, “não é dirigido apenas aos comunicadores, mas é acessível a todos. Qualquer curiosidade sobre fake news pode ser encontrada com explicações e modos para aprofundar o tema”.

 

O fact checking

Os autores selecionaram 80 acusações principais ao Papa, realizando um aprofundado trabalho de debunking. “Escolhemos – explica Scavo – as notícias que nos pareciam mais interessantes que partem do período da ditadura argentina até os nossos dias. Selecionamos uma a uma e fizemos uma verificação por meio de desmentidas e confrontos. Enfim - conclui – procuramos um fio lógico entre as notícias para entender que alguns boatos nascem de maneira espontânea e outros, ao invés, são frutos de uma estratégia bem precisa para desacreditar o Pontífice”.

Fonte:vaticanews

 

 





Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco