Venezuelanos buscam a Colômbia aos milhões



POR AFP


Cerca de 1 milhão de venezuelanos entraram na Colômbia desde meados de 2017 para fugir da crise em seu país, indicou à AFP uma autoridade da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV).

“Até o momento, sabemos que cerca de um milhão de pessoas entraram na Colômbia por meio de pontos de migração oficiais, e não sabemos quantos entraram por pontos não oficiais”, afirmou o diretor de Saúde da Cruz Vermelha, Emanuele Capobianco, afirmando que esses deslocamentos ocorreram “desde meados de 2017”.

Nem todas essas pessoas, no entanto, permaneceram na Colômbia. Algumas voltaram à Venezuela, enquanto outras foram para outros países da região.

À medida que a crise na Venezuela se agrava, com escassez de alimentos e remédios e hiperinflação, os movimentos populacionais aumentam.

Cerca de 37.000 pessoas cruzam a fronteira colombiana todos os dias, de acordo com Capobianco.

Durante uma recente viagem à região, ele testemunhou um “fluxo constante de pessoas” deixando a Venezuela, algumas carregando seus pertences nas costas.

 

É uma “crise humanitária que precisa ser melhor avaliada”, disse, explicando que há um aumento nos casos de malária, difteria e outras doenças graves entre os imigrantes.

 

A Venezuela está mergulhada em uma crise política e econômica desde o início de 2016.

 

Os Estados Unidos, que já adotaram sanções contra empresas sediadas na Venezuela, disseram na terça-feira que pretendem isolar ainda mais o país até que o presidente Nicolas Maduro deixe o poder.

 

Maduro se prepara para disputar outro mandato presidencial na eleição de 20 de maio, boicotada pela oposição e cujas modalidades são criticadas por grande parte da comunidade internacional.





Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco