“Reformar uma Instituição Religiosa requer um coração generoso”




POR ROSINHA MARTINS
DE APARECIDA – SP

 

11.02.2018 / A expressão é do historiador, teólogo e missionário redentorista, padre Hélio de Carvalho Naves, durante o encontro regional de reorganização da Congregação das Scalabrinianas, que acontece em Aparecida – SP, de 10 a 12 de fevereiro.

 

Convidado para presidir a Celebração Eucarística na tarde do sábado, 10, padre Hélio falou, em entrevista, sobre o tempo de reforma da Ordem pelo qual está passando as Irmãs Scalabrinianas.  

 

Voltar às origens

 

O missionário ressaltou que este é um tempo favorável para que as Scalabrinianas retornem à origem para a qual foram chamadas. “Como consagrados estamos atingindo pouco os destinatários, com os quais fomos chamados a caminhar, e um processo como este de reorganização nos reporta às origens, nos faz olhar para o foco. “Precisamos discernir bem entre quem de fato é o nosso destinatário e quem não é.”        

 

Repensar as estruturas

         

Para Naves, as estruturas no tempo de Jesus iam na direção contrária do que Ele queria e hoje elas são ainda mais fortes, mas é preciso superá-las e olhar para a pessoa. “Fazer a vontade de Deus num clima de reorganização, de reestruturação serão necessários um coração bastante generoso e um profundo amor a Deus e a seu Reino”, afirma.

 

O contexto capitalista

 

Ao ser questionado sobre a influência do sistema capitalista num processo de reorganização religiosa, Naves está seguro de que o capitalismo, que envolve a todos, é uma grande barreira a enfrentar. “Porque o sistema capitalista é totalmente o oposto da nossa opção. Ele me sugere que eu gaste a minha vida por mim, que eu seja feliz, que eu tenha bens materiais”, enfatiza. Mas o que Deus pede do cristão e do consagrado, acrescenta, é que a vida seja gasta em benefício do outro.

Veja imagens do encontro

 

Fonte: Imprensa Scalabriniana

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco