CONSAGRADAS: Papa Francisco brincou com elas, mas deu dicas para se ter uma vida saudável





POR ROSINHA MARTINS
DE SÃO PAULO - SP

 

Na última sexta, 10, o Papa Francisco se reuniu na Aula Paulo VI para uma audiência com as Superioras Gerais das Congregações femininas, as quais que se somavam cerca de 900 se encontravam em Plenária na cidade de Roma.

Francisco, que havia preparado uma fala em espanhol, resolveu deixá-la de lado e resolveu se expressar de maneira informal.

“Quem é o melhor: Maradona ou Pelé? ”, perguntou em tom de brincadeira, à religiosa brasileira que expressou, em nome do grupo, a alegria de terem um Papa latino-americano e que tem demonstrado um carinho especial pelo Brasil.

A Superiora Geral das Scalabrinianas, Irmã Neusa de Fátima Mariano, participou do encontro e nos conta como foi esse momento. Ouça

 

Como consagrado, jesuíta, e, com propriedade para se dirigir a pessoas que escolhem este estilo de vida, soltou, elegante e amigavelmente o verbo, dando algumas dicas para que a Vida Religiosa Consagrada feminina seja testemunho do Reino de Deus e tenha uma vida saudável em tempos modernos:

  

Ir: Vão anunciar Cristo ressuscitado como fonte de alegria, que ninguém e nada podem nos tirar; a renovar seu encontro com Jesus e ser suas testemunhas.

Levar: Levem aos homens e mulheres, amados pelo Senhor, sobretudo aos que são vítimas da cultura da exclusão, a doce e confortadora alegria do Evangelho.

Não ter medo: Não tenham medo de serem poucas.

Ter medo: Tenham medo de não serem sal, que dá sabor à vida dos homens e mulheres da nossa sociedade.

 


Mãos, pés, palavra e amor de mulher, remédio necessário para a sociedade hodierna

 

“Há muita gente que precisa e espera por vocês; precisa do seu sorriso amigo, que dá confiança; das suas mãos, que os sustentam em sua caminhada; da sua palavra, que semeia esperança em seus corações; do seu amor, como o de Jesus, que cura as profundas feridas causadas pela solidão, rejeição e exclusão. ”

 

Não à autossuficiência, sim à fantasia

 

Jamais cedam à tentação da autossuficiência, mas a desenvolver sua fantasia na promoção da caridade e da fidelidade aos seus carismas; a abram novos caminhos para levar o Evangelho às diferentes culturas, aos que vivem e trabalham nas várias esferas da sociedade e a prestarem seu serviço de modo discreto e humilde, sempre animadas pela oração pessoal e comunitária, e pela Palavra do Senhor.

 

Vida sororal

Sobre a vida sororal (vivida em comunidade, por mulheres – grifo nosso), Francisco enfatizou elementos que para ele são essenciais: vida sororal comunitária, a comunicação, a correção fraterna, vida sinodal, acolhida e respeito na diversidade. Francisco se mostrou preocupado ao dizer que ao que ele tem observado, na vida sororal, as diversas raças e costumes são vistos como ameaça e conflito de gerações, em detrimento do enriquecimento.

 

O Papa ressaltou, ainda, seu reconhecimento por aquelas religiosas que se colocam nas periferias do mundo para prestar seu serviço eclesial. “A periferia da educação, onde educar é sempre um ganho para Deus; a periferia da saúde, na qual são servas e mensageiras de uma vida digna; a periferia do trabalho pastoral, onde vocês testemunham o Evangelho com suas vidas e manifestam o rosto materno da Igreja”.

 

Cultivar a paixão por Cristo e pela humanidade, sem a qual a vida religiosa e consagrada não tem sentido; zelar pela boa formação e o discernimento da sua vocação e a viver, com alegria, a sua consagração, foi a exortação de Francisco ao final de sua fala.





Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco