Campanha pede ajuda a famílias de refugiados que vão recomeçar a vida em Goiânia




Mais de 120 refugiados da Venezuela chegam nesta semana a Goiânia. Ao todo são 26 famílias, e entre elas, 64 crianças. Eles vêm para a capital goiana por meio de uma ação realizada pela ONG Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo (Osceia), em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), além de outras instituições, como explica a vice-presidente da Osceia, Rosana Borges.

 

“Nós fizemos um congresso espírita em Boa Vista, Roraima, e lá vimos a situação desses refugiados. Dia 13 de outubro, o padre jesuíta Romilson esteve em Goiânia nos pedindo ajuda para o programa de interiorização dessas famílias. De lá para cá, nós fomos nos mobilizando para recebê-los. Estamos contando com o apoio da Organização Internacional dos para os Imigrantes (OIM), a Operação Acolhida do governo federal, o Centro de Apoio Pastoral do Imigrante e a Agência da ONU para Refugiados", afirma.

 

As famílias chegam a Goiânia na manhã de quarta-feira (13) por meio de um voo fretado pelo Exército Brasileiro, e vão receber apoio para aprender o português, além de passar um processo de capacitação e inclusão, de forma a restabelecer o vínculo familiar de cada grupo. Dezesseis casas foram alugadas próximo à Osceia para abrigar os refugiados.

 

Já na sexta-feira (15), as famílias irão passar por uma avaliação médica. As crianças também serão redirecionadas às atividades escolares.

 

Doações e busca por emprego

 

As famílias irão receber ajuda de custo pelo período de três meses, até que consigam se manter sozinhas no mercado de trabalho. Podem ser feitas doações de qualquer valor ou até mesmo ajudar com móveis, roupas, calçados, utensílios de cozinha, materiais de limpeza, eletrodomésticos e enxoval. Um dos itens mais importantes, segundo Rosana Borges, é uma oportunidade de emprego.

 

"O empresário que tiver uma oportunidade de trabalho pode entrar em contato conosco que a partir da próxima semana, nós já queremos estar com o banco de dados dessas pessoas organizado para fazer as visitas e os encaminhamentos.

 

Como ajudar

 

As doações físicas podem ser feitas na sede da Osceia, na Rua da Paz, número 500, no Setor Jardim Nova Esperanca, em Goiânia. Quem puder fazer doações de qualquer quantia, basta depositar ou transferir para conta a seguir:

 

Agência: 1840-6

Conta Corrente: 132.000-9

CNPJ: 25.006.149/0001-09

Banco do Brasil

O telefone para contato é o (62) 982991640.

Fonte: acnur



 

 

 




Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco