Scalabrinianas refletem sobre atuação missionária na área da saúde

 

POR ROSINHA MARTINS
DE SANTO ANDRÉ – SP

 

Com a missão de acolher, proteger, promover e integrar as pessoas em situação de migração e refúgio, as missionárias scalabrinianas, que sempre atuaram na área da saúde, se reuniram para repensar, avaliar avanços e prospecções para o futuro em vista da otimização do serviço neste campo. O evento aconteceu no mês de abril, no Hospital Mãe de Deus, Porto alegre - RS.

O encontro teve como um dos objetivos principais, ouvir as Irmãs atuantes na área da saúde tradicional e complementar, com a intenção de incorporar as propostas de ação ao futuro programa de atividades da Província Maria Mãe dos Migrantes, na área da missão apostólica. “Durante o encontro, enfatizou-se a importância de levar em conta os avanços que tivemos no serviço à saúde até então, como, também, aqueles pontos que ainda carecem de maior dinamização’, afirmou a conselheira para a missão apostólica, Irmã Vicentina Roque dos Santos.

Presente no evento, a primeira conselheira provincial, Irmã Alda Mônica Malvessi, salientou que “ a intenção era ouvir as Irmãs que atuam na área da saúde e em vista da colaboração e participação de todas para uma reflexão conjunta sobre a atuação scalabriniana no contexto atual."

Atuação das Scalabrinianas na área da saúde no Brasil



Desde a fundação da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, as Irmãs sempre atuaram na área da saúde, a começar pela co-fundadora que se tornou mártir neste serviço. A bem-aventurada Assunta Marchetti, enquanto cuidava de um doente, teve a perna machucada, o que a levou, mais tarde, a óbito. 

Nos dias de hoje, as missionárias prestam serviço evangélico e missionário aos migrantes, ocupadas também com o seu bem-estar físico e mental. Elas estão presentes nos seguintes hospitais:

 

Santa Casa de Misericórdia – Monte Alto SP

Hospital Mãe de Deus – Porto Alegre - RS

Hospital Giovanni Batista – Porto Alegre - RS

Hospital Santa Ana – Porto Alegre - RS

Hospital Santa Luzia – Capão da Canoa – RS

Hospital Nossa Senhora dos Navegantes – Torres – RS


 






 

 

 

 





Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco