Menores não acompanhados venezuelanos fazem a travessia para a Colômbia



POR ROSINHA MARTINS
DE SÃO PAULO

Desde 1919, lutando para salvar vidas de crianças em situação de vulnerabilidade, a organização internacional 'Salve the Children' revelou que crianças venezuelanas estão fugindo sozinhas, sem a tutela de nenhum parente, para a Colômbia.

 

“Indo em direção às áreas povoadas, estas crianças que atravessam a fronteira ilegalmente percorrem um campo minado imaginário. A sua total invisibilidade para os serviços de apoio e agências governamentais, torna-as extremamente vulneráveis para aqueles que querem explorá-las ou abusá-las como os traficantes ou recrutadores dos grupos armados ou gangues”, disse Jenny Gallego, coordenadora para a Proteção, da Save the Children.

 

Ainda de acordo com Gallego, além do risco da exploração e tráfico, mesmo na Colômbia, elas são vítimas de doenças como diarreia, doenças de pele ou do sistema respiratório devido à falta de condições higiênico-sanitárias adequadas, situação que piora com a chegada das chuvas.

 

A Colômbia tem acolhido maior número de deslocados internos no mundo, cerca de 7 milhões sendo metade crianças, segundo a diretora da Save the Children na Colômbia, Maria Paulo Martinez. “Chegam às centenas de milhares da Venezuela. E continuarão, porque a crise lá não dá sinais de retroceder. O governo colombiano e o resto do mundo devem reconhecer a situação por aquilo que é: uma emergência humanitária prolongada, que provavelmente irá piorar muito”, afirma.

Com informações da Vaticanews






Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco