14 de dezembro: Festa do Venerável Padre José Marchetti




Por ocasião da celebração dos 121 anos de morte do Venerável Padre José Marchetti, co-fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, o Governo Provincial da Província de São Paulo enviou a mensagem que segue. Leia na íntegra:

Prezadas Irmãs,

 

               Recordando os 121 anos do nascimento ao Céu, de nosso Cofundador Pe. José Marchetti, saudamos com alegria a cada uma de vocês e entregamos a mensagem em anexo, a qual nos ajuda a refletir sobre o caminho de discípulo-missionário de Pe. Marchetti, no seguimento a Jesus Cristo.

 

Movido pela fé, numa adesão amorosa a Jesus Cristo e seu Evangelho, nosso Cofundador se fez peregrino. Seus pés se põem em movimento, seu coração arde de paixão pelo Reino e suas mãos se estendem na entrega decidida aos órfãos e abandonados da emigração. Dispõe-se a caminhar, deixando sua terra, assumindo o próprio estilo de vida de Jesus, itinerante e desinstalado que caminhava ao encontro dos pobres e dos pecadores, inaugurando um novo modo de vida, a partir do anúncio do Reino.

 

            Que a celebração deste dia nos anime e fortaleça em nossa caminhada e missão, no serviço evangélico aos migrantes e refugiados mais necessitados.  Continuemos nosso peregrinar de fé, neste tempo de espera e de intensa vigilância, renovando a esperança para celebrar o Natal do Verbo Encarnado, que nasceu migrante e veio morar entre nós. Deo gratias!

Uma feliz e abençoada festa a todas!

                                     Com carinho,

                                      Ir. Sandra Maria Pinheiro – Superiora Provincial

                                     E conselheiras:   Ir. Neuza Botelho dos Santos

                                                                   Ir. Ana Conceição Sales

                                                                  Ir. Janete Aparecida Ferreira

                                                                 Ir. Eva Lecir Brocco


“MINHA VOCAÇÃO É A MISSÃO”

Festa do Cofundador Venerável Padre José Marchetti.

                                                   14 de dezembro de 2017

Por Irmã Maria de Lourdes Araújo 


O Papa Emérito Bento XVI falando sobre a fé assim se expressou: “O fundamento da fé cristã é o encontro com uma pessoa que dá um sentido novo a toda nossa existência”. O primeiro convite que Jesus faz a uma pessoa que viveu o encontro com Ele é o de ser discípulo-missionário, seguir seus passos e formar parte de sua comunidade. O discípulo, à medida que conhece e ama o seu Senhor, experimenta a necessidade de compartilhar com outros a sua alegria de ser enviado, de ir ao mundo para anunciar Jesus Cristo, morto e ressuscitado, e tornar realidade o amor e o serviço na pessoa dos mais necessitados, em uma palavra, a construir o Reino de Deus” (DA 278).

Movido pela fé, numa adesão amorosa a Jesus Cristo e seu Evangelho, nosso Cofundador, Padre José Marchetti se fez peregrino. Seus pés se põem em movimento, seu coração arde de paixão pelo Reino e suas mãos se estendem na entrega decidida aos órfãos e abandonados da emigração. Dispõe-se a caminhar, deixando sua terra, assumindo o próprio estilo de vida de Jesus, itinerante e desinstalado que caminhava ao encontro dos pobres e dos pecadores, inaugurando um novo modo de vida, a partir do anúncio do Reino. “Recebe os migrantes, embarca-os, acompanha-os na travessia, acolhe em seu meio os órfãos, dá um sorriso e um conforto aos doentes, leva-os ao trabalho, volta para visitá-los, enxuga-lhes as lágrimas e os reconduz ao solo nativo”.

“Sei em quem coloquei minha confiança” (2Tm 1,12). Escolhido por Cristo, para servir a Igreja peregrina, assumiu o compromisso de fazer-se discípulo do Mestre, na disponibilidade e no serviço evangélico em favor dos migrantes. “Assim pelo voto de caridade, anteporei em tudo o próximo a mim mesmo, aos meus prazeres, à minha saúde, a minha vida”. “Senhor tudo é vosso e por vosso amor do meu próximo”. Alimentava-se da comunhão terna e filial com Deus, sustentada pela fé criativa, capaz de discernir a ação e a vontade de Deus, presente em sua vida e missão. “Sinto mesmo que na minha cabeça e no meu coração não estou eu, mas, o querer de Deus que se apossa de mim sem que eu o perceba”.

Fiel à missão recebida do Fundador o Beato João Batista Scalabrini, seguindo o exemplo de Cristo, o peregrino do Pai, que veio para dar a vida e vida em plenitude (cf Jo 10,10), este jovem e santo sacerdote, faleceu no dia 14 de dezembro de 1896, com apenas 27 anos de idade. Entregou sua vida a Deus no serviço generoso às crianças órfãs da migração, assim como escreveu Scalabrini a seu sucessor Pe. Faustino Consoni, em 15 de janeiro de 1897: “Ele era um santo e, certamente, ajudar-vos-á desde o céu a conduzir adiante a obra fundada por ele”.

Peçamos ao Venerável Padre Marchetti sua bênção e proteção para o processo de Reorganização da Congregação e para o despertar de novas vocações missionárias. Continuemos nosso peregrinar de fé, neste tempo de espera e de intensa vigilância, renovando a esperança para celebrar o Natal do Verbo Encarnado, que nasceu migrante e veio morar entre nós. Deo gratias!

Uma feliz e abençoada festa a todas!






Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco