Scalabrinianos abrem missão em Adis- Abeba





Após 25 anos de presença na África Austral (Moçambique e África do Sul) os missionários scalabrinianos, cujo carisma é o cuidado aos migrantes, têm agora em vista a abertura de uma missão em Adis-Abeba com centro de estudos sobre as migrações e pastoral dos migrantes.

 

Em recente entrevista à Rádio Vaticano, o P. Rui Pedro abordou este e outros aspectos relacionados com o actual fenómeno mundial das migrações.

A pedido da Igreja católica na Etiópia, a Congregação dos Scalabrianos tem agora em vista a abertura de uma posição em Adis-Abeba dotada de centro de estudos sobre o fenómeno das migrações e de serviço pastoral para os migrantes.

 

A questão fez parte dos temas debatidos em finais de Junho em Loreto (Itália) pelo Conselho Regional (Europa-África) da Congregação.

 

Em recente entrevista à Rádio Vaticano, o P. Rui Pedro - antes capelão da comunidade lusófona no Sul de Luxemburgo e agora pároco de “Esch-Uelzecht Sainte Famille”, referência dessa comunidade – abordou os desafios actuais da Congregação:

 

- escassez de pessoal na Europa e aposta em novas ordenações da Ásia e África para situações novas como a de Adis-Abeba;

 

- transformações que a pastoral das migrações na Europa está a enfrentar (com a passagem dos capelães a párocos) e a necessidade de enfrentar as especificidades dos migrantes (não só refugiados);

 

- estar próximos, espiritualmente, dos migrantes, até porque são, em muitas situações, os animadores das paróquias em países, de certo modo, secularizados. Mas, ser pároco e continuar, contudo, a dar uma certa assistência aos lusófonos na sua própria língua em momentos significativos para a sua vida, não é fácil – explica o sacerdote, abordando essas dificuldades.

 

O P. Rui Pedro traçou-nos também um quadro da comunidade lusófona no Sul de Luxemburgo, onde se trabalha muito e há pouco tempo para a vida familiar, para o lazer e mesmo para actividades de caracter religioso.

 

Por fim, este missionário scalabriano português falou de como o amplo e complexo fenómeno actual das migrações no mundo  interpela a Igreja e mesmo  a sua Congregação que já tem mais de um século de experiência ao serviço dos migrantes.





Muiltimídia
Vídeo Hino de Madre Assunta CN Notícias: Em Brasília, congregação prepara beatificação de Madre AssuntaConvite para participação na Beatificação de Madre Assunta Encontro Formação Permanente Irmãs Missionárias Scalabrinianas 2015


  HOME

Nossa História

Congregação
Missão
Fundadores
Onde Estamos
Província

Formação

Pastoral Vocacional
Aspirantado
Postulando
Noviciado
Juniorato
Formação Permanente
Sócio-Pastoral

Ação Social
Migração

Educação

Rede de Educação Scalabriniana Integrada
Proposta Pedagógica
Unidades Escolares
Educação Cristã
CESPROM

CESPROM São Paulo
CESPROM Cambucí
CESPROM Vicente Carvalho
CESPROM Jundiaí

Saúde

Pastoral da Saúde
Hospital São José
Santa Casa de Misericórdia
Comunicação

Artigos Downloads
Boletim Partilhar é Viver
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Informativo MADRE ASSUNTA
Revista Esperança
Últimas Notícias

Fale Conosco